1 de novembro de 2013

Workshops | descrição das atividades | Infolide 2013




WORKSHOPS | Descrição das atividades

quinta, 28.nov
Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900, 5º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP)
14h às 18h

Marina Chaccur
Designer Tipo/Gráfica e Diretora da ATypI
Tema: Desenhando Palavras, Oficina de Lettering Manual

A oficina de lettering tem como objetivo desenvolver a percepção
e habilidade para o desenho de letras e palavras, através de
ferramentas analógicas.
> Caligrafia x Lettering x Tipografia
> Técnicas de sketch de letras: teoria, demonstração e prática
> Exercício de lettering: sketch e ajustes/ refinamento

 Inscrições aqui

Rodrigo Maroja
Diretor de Arte
Tema: Projeto Gráfico - Conceitos e Práticas do Design para Conteúdos Editoriais

O designer irá falar sobre os elementos fundamentais e propor aos alunos um exercício, manual, de construção de um projeto gráfico usando apenas o essencial.
Munidos de ferramentas analógicas os participantes vão construir - literalmente - seu próprio projeto gráfico. E durante o trabalho de construção, serão desenvolvidos conceitualmente os elementos fundamentais do projeto gráfico.
Recomendado para iniciantes e intermediários, designers, infografistas, jornalistas e afins, que trabalham com comunicação e desejam aprimorar e aprofundar seus conhecimentos sobre design gráfico.
As ferramentas podem mudar. Cola, papel e tesoura, InDesign, QuarkXPress, PageMakers e afins vêm e vão, mas os conceitos permancem.

 Inscrições aqui


sexta, 29.nov
Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900, 5º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP)
14h às 18h

Mariana Santos Infolide 2013
Mariana Santos
Designer interativa e animadora, ICFJ Knight Fellow, ex The Guardian Interactive Team
Tema: Animação de histórias jornalísticas. Não diga que não sabe desenhar, todos podem fazer uma animação!

Produção de animação de uma história jornalística atual.
Trabalho em grupo com divisão de tarefas.

1. Qual é o processo para produzir uma animação
2. Interpretar o script, melhorá-lo, finalizar para produção.
3. A importância do trabalho em grupo.
4. Storyboard: pensando a história em imagens
5. Design: contrução de cada tela em Illustrator
6. The noun project: Não diga que não sabes desenhar! Onde encontrar ícones
7. PCM Recorder: Gravando seu audio
8. Animação em After Effects

Público alvo
Infografistas, jornalistas e designers, criativos, comerciais, interessados em aprender a fazer uma animação para contar uma história em vídeo. Profissionais e estudantes interessados no processo de produção de animação ou vídeo para todas as plataformas.

 Inscrições aqui

Sergio Peçanha
Editor de Infografia da Seção Internacional do New York Times
Tema: Infografia, New York Times e Você: Trabalho em Grupo

Os participantes vão descobrir como funciona a infografia do New York Times e vão refletir sobre aplicações práticas do método de trabalho do Times para eles. Assuntos abordados:

1. A maneira de pensar da infografia do Times.
2. Como a equipe está organizada.
3. A importância do trabalho de grupo.
4. O papel da infografia no exploração de novas formas de contar histórias.

Público alvo
Infografistas, jornalistas e designers interessados em conhecer um pouco do método de trabalho do New York Times para produzir jornalismo visual. Profissionais e estudantes buscando dicas sobre a  formação técnica dos profissionais do NYT e tendências da profissão. Editores interessados em saber como é a organização de uma equipe de grande porte.

 Inscrições aqui

Renata Steffen
Designer, Diretora de Arte e Infografista. É sócia da Eureka - Projetos em Comunicação
Tema: Pensamento Visual: Edição de Conteúdo

O conteúdo do curso tem uma base teórica e prática sobre infografia, porém seu objetivo principal não é formar ilustradores, mas profissionais que pensem melhor na utilização da infografia, saibam usar os seus diferentes recursos e estejam aptos a editar uma matéria utilizando a ferramenta e a pautar outros profissionais.

Objetivos
> Fornecer um conhecimento teórico sobre infografia, a história dessa ferramenta, quais seus tipos e uso
> Dar noções de pensamento e síntese visual
> Design de conteúdo: como valorizar o que se quer comunicar
> Realização de exercícios práticos em cima dos temas discutidos

Público alvo
Jornalistas, designers e publicitários, em qualquer nível de conhecimento profissional, que gostariam de utilizar e se aprofundar mais em infografia e conteúdo visual. Não é necessário nenhum conhecimento em software ou ilustração, o curso é para leigos, que estejam dispostos a se aventurar no mundo da infografia e tentar se expressar de maneira visual.

 Inscrições aqui