1 de novembro de 2013

Bios | Infolide 2013







BIOS | quem é quem no Infolide 2013

Eduardo Asta
Infografista do Estadão

Debate | Empresário, Freela ou Empregado? Eis a questão

Em 1994 Eduardo Asta estava na FAUUSP e achava que iria desenhar praças e parques. Acabou fazendo o trainee da Folha de Artes Gráficas sem querer e foi curtindo e ficando. Aprendeu o que pôde com os colegas do jornal, lendo outros jornais, livros, criticando e fazendo, principalmente fazendo, muitos infos. Ficou 11 anos na Folha e agora está completando 3 de Estadão

Fabio Silveira
Coordenador da Pós Graduação em Design Editorial no IED (Instituto Europeo di Design)

Palestra | Design Thinking: WTF!?!

Designer e Professor. Pós Graduado em Branding e Especialista em Pedagogia para o ensino Superior. Mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador, em Buenos Aires.
Atuou durante 15 anos na Editora Abril com processos de Fotografia Digital e Fluxos Editoriais para diversas revistas, como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova, entre outras.
Foi sócio fundador do escritório OcaBrasil Design desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, como: Editora Abril, Vogue, CSN, SENAI, Nike, TAM, Volkswagen e outros.
Finalista no IF Design Award, na Alemanha e finalista do Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Projeto Gráfico com a Revista Casa Claudia.
Atualmente desenvolve projetos de Design Editorial e processos de inovação. Faz parte do corpo docente nos cursos de Graduação em Design Gráfico e Coordenador do curso de Pós Graduação em Design Editorial no IED - Istituto Europeo di Design.

Fabrício Miranda
Diretor de arte da revista Superinteressante

Palestra | Futuro da Infografia: O Que Vem Por Aí?

Fabricio Miranda se formou designer gráfico pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais em 2002. Com mais de 10 anos de experiência em design editorial, já trabalhou nos títulos Recreio, VIP, Casa Claudia e Mundo Estranho. Atualmente é diretor de arte da revista Superinteressante, onde, sobretudo, ajuda a desenvolver infografias. Premiado nacional e internacionalmente, participou do Malofiej 2013, evento mundial de infografia, realizado em Pamplona, na Espanha, como jurado e palestrante.

Gerson Mora
Infografista e dono do Estúdio Maná

Debate | Empresário, Freela ou Empregado? Eis a questão

Atuando no jornalismo desde 1990 iniciou sua carreira no Jornal O Estado de S. Paulo como ilustrador e no ano de 1992 se tornou chefe de arte e estabeleceu o primeiro departamento de infografia do jornal, dedicou-se a estudar disciplinas como:  jornalismo, publicidade, estatística, modelagem 3D, design gráfico, entre outras.
Ao longo da carreira, trabalhou em vários veículos de comunicação como: O Estado de S. Paulo, Veja, Diário do Comércio, Jornal A Tarde, Revista Época, entre outros, atuando como infografista, diretor de arte e consultor de projetos de comunicação. Durante estes anos obteve prêmios como:  Seis Malofiej, sendo duas pratas conquistadas através do estúdio Maná e.d.i., seis premiações na SND e um Prêmio Esso em conjunto com a equipe da revista Época em 2009 na categoria Criação Gráfica Revista, com o trabalho sobre a queda do avião da Air France 447.
Atualmente é coproprietário do estúdio Maná e.d.i.,  voltado especificamente para infografia, visualização de informação e consultoria de usos e processos de visualização para o mercado corporativo. Alguns clientes: DK (Dorley Kindersly ), Fíbria, Moma (agência), Usiminas e Votorantim.

Larissa Magrisso
Gerente de Conteúdo e Social Media da W3haus

Palestra | Conteúdo de Marcas nas Redes Sociais
Debate | Empresário, Freela ou Empregado? Eis a questão

Jornalista formada pela UFRGS, é responsável pelas estratégias de conteúdo, disseminação e monitoramento de redes sociais para marcas como O Boticário, Volkswagen, Sonho de Valsa, Lacta, Bis e Petrobras Distribuidora. Passou pelas redações do Portal Terra, onde coordenou a equipe de notícias e reportagem, e Zero Hora.

Mariana Santos
Mariana Santos
Designer interativa e animadora, ICFJ Knight Fellow, ex The Guardian Interactive Team

Palestra | Animação e Visualização de histórias, projetos do "The Guardian"
Workshop | Animação de histórias jornalísticas. Não diga que não sabe desenhar, todos podem fazer uma animação!

Mariana Santos é portuguesa, nascida em Faro, à beira-mar. Entre uma e outra graduação, formou-se em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa. Morou, estudou e trabalhou na França, Alemanha, Suécia e na Inglaterra, onde atuou como designer interativa e de animação no The Guardian. Lá, desenvolveu animações interativas em vídeos e infográficos. Trabalhou em cases como o do Wikileaks e os protestos em Londres, em 2011. Como não é de parar quieta, foi selecionada para ser uma das Fellows do ICFJ Knight Fellowship, onde atualmente toca o projeto Chicas Poderosas, em que trabalha na capacitação de mulheres na redações da América Latina.

Marina Chaccur
Designer Tipo/Gráfica e Diretora da ATypI

Workshop | Desenhando Palavras, Oficina de Lettering Manual

Marina é graduada em Design pela Fundação Armando Alvares Penteado, com mestrado em Design Gráfico pelo London College of Communication (MA Graphic Design) e Desenho de Tipos pela Koninklijke Academie van Beeldende Kunsten (MA Type and Media). Foi professora em algumas das principais graduações de design em São Paulo e está constantemente envolvida em congressos, palestras, workshops e exposições no Brasil e no exterior. Atualmente reside em São Paulo, onde trabalha como designer freelancer e atua como diretora da Association Typographique Internationale.

Renata Steffen
Designer, Diretora de Arte e Infografista. É sócia da Eureka - Projetos em Comunicação

Workshop | Pensamento Visual: Edição de Conteúdo

Renata Steffen é designer, diretora de arte e infografista com larga experiência de mais de 13 anos no mercado editorial e no segmento de design de conteúdo. É formada em Comunicação Social pela UFRGS e estudante de pós-graduação em Sóciopsicologia na FESPSP. Anteriormente, foi editora de arte da revista Superinteressante e da revista Aventuras na História, da Editora Abril. Também foi editora assistente de arte na Folha de S.Paulo, designer na revista Mundo Estranho e editora de arte da revista Bizz, ambas da Editora Abril. Já ganhou 4 prêmios Malofiej, da Society of Newspaper Design, na Espanha, onde, em 2008, foi jurada e palestrante na 16ª edição do prêmio. Ganhou dois Prêmios Esso de Jornalismo, em 2008 e 2009, pela Folha de S.Paulo. Nos últimos quatro anos, soma 9 prêmios de excelência nas 30ª, 31ª, 32ª e 33ª edições do The Best of Newspaper Design Creative Competition, também da SND, um dos principais prêmio de design editorial do mundo.

Rodrigo Maroja
Diretor de Arte

Workshop | Projeto Gráfico - Conceitos e Práticas do Design para Conteúdos Editoriais

Designer formado pela FAAP e pós-graduado em História da Arte, trabalha há 16 anos com design editorial, tendo passado pelas revistas Contigo!, AnaMaria, Superinteressante, Info Exame, Quatro Rodas, Placar e Runner's World. Ganhou quatro Prêmios Malofiej de Infografia, seis Prêmios Abril de Jornalismo e teve um trabalho selecionado para a Bienal de Design Gráfico da ADG de 2013. Atualmente tem um escritório próprio onde desenvolve projetos editoriais, capas de livro, infografia e ilustração, entre outros.

Sergio Peçanha
Editor de Infografia da seção Internacional do New York Times

Palestra | Designer que Trabalha em Redação é Jornalista
Workshop | Infografia, New York Times e Você: Trabalho em Grupo
(O funcionamento do departamento de infografia do maior jornal do mundo e aplicações práticas)

Sergio Peçanha é Editor de Infografia da seção Internacional do New York Times. Ele trabalhou em gráficos sobre a morte de Osama Bin Laden, a guerra civil na Síria e as revoluções no Egito, entre outros temas. Carioca, é formado em jornalismo pela UFRJ. Foi designer no O Globo e Globo.com. Vive nos EUA desde 2003 e, antes de ir para Nova York, foi editor de infografia no The Dallas Morning News, do Texas. Seu trabalho já foi reconhecido pelo Malofiej, Society of News Design e Communication Arts.

Vanessa Queiroz
Sócia do Colletivo Design

Debate | Empresário, Freela ou Empregado? Eis a questão

Única mulher do Colletivo, nascida em São Paulo, em 1976, designer gráfica, é responsável pelo atendimento e criação, e do novo núcleo de mídias sociais. Além disso, é responsável pelas palestras do Colletivo em universidades do Brasil e Argentina. É dona da Bumi uma labrador simpática e mascote do estúdio.

> Inscrições aqui