8 de setembro de 2013

Apresentação | Infolide 2013

infolide 2013

APRESENTAÇÃO

INFOLIDE 2013 - BRAINSTORM PARA O FUTURO

O INFOLIDE é um evento realizado com foco na formação de designers, jornalistas, infografistas, fotógrafos, ilustradores e todos os profissionais envolvidos com jornalismo visual. Em 2013, será realizado na FACULDADE CÁSPER LÍBERO (Av. Paulista, 900, 5º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP) nos dias 28 a 30 de novembro.

Desde sua criação em 2007, com o nome LIDE, a proposta principal do evento é buscar o fortalecimento da área e a afirmação do jornalismo visual como ferramenta de informação. Tudo isso de forma isenta e sem vínculo com empresas. Com o passar dos anos, o evento cresceu, ganhou visibilidade nacional e internacional e chega a sua sétima edição revigorado e definitivamente consolidado.

Em 2013, o INFOLIDE conta novamente com dois dias de workshops (28 e 29/11) e um dia de conferência (30/11), composto por palestras e um debate ao final. Também será apresentada a MOSTRA NACIONAL DE INFOGRAFIA 2013, que reúne os melhores infográficos publicados por todo o país durante o ano. Pela primeira vez a mostra concederá premiação aos trabalhos de maior destaque.

O tema do INFOLIDE 2013 será “Brainstorm Para o Futuro”. Com esse foco, convidamos palestrantes com diferentes atuações em jornalismo visual e esperamos formar um espectro de diferentes experiências e futuras tendências na área.

Conferência: 30 de novembro
Explorando design e jornalismo do New York Times: Sergio Peçanha fará observações sobre o papel do designer que trabalha com notícia. Reflexões sobre práticas comuns no Times que poderiam ser úteis nas redações do Brasil. Peçanha é Editor de Infografia da seção Internacional do New York Times.

Com uma visão tanto profissional quanto acadêmica, Fabio Silveira explicará como o Design Thinking pode ajudar a identificar soluções inovadoras para os desafios do design gráfico. Fabio é coordenador da pós graduação em Design Editorial no IED (Instituto Europeo di Design) e especialista em processos de inovação.

Das redações e do mundo da infografia, Fabrício Miranda, diretor de arte da revista Superinteressante, conta o que viu no Malofiej21, o evento máximo da infografia interncional. Fabrício foi jurado em 2013 e nos conta o que tem visto de interessante no futuro da área.

Larissa Magrisso é jornalista e passou pelas redações do Portal Terra e do Zero Hora. Hoje é Gerente de Conteúdo e Social Media da W3haus e nos conta como foi essa virada, das redações tradicionais para as redes sociais. Larissa explora quais os desafios do branding no mundo 2.0 - e como isso pode ser uma oportunidade.

Mariana Santos é designer interativa e animadora, ICFJ Knight Fellow. Já trabalhou como designer interativa e de animação no The Guardian. Vai mostrar no INFOLIDE 2013 um pouco dos cases de animações interativas em vídeos e infográficos: Wikileaks e os protestos em Londres, em 2011.

Para encerrar, o INFOLIDE convidou alguns profissionais de comunicação para um debate que vai discutir o empreendedorismo na área. Com o tema "Empresário, Freela ou Empregado? Eis a questão." discutiremos até que ponto a tão sonhada independência profissional é viável. Participam: Larissa Magrisso, Eduardo Asta (infografista do Estadão), Vanessa Queiroz (sócia do Colletivo Design) e Gerson Mora (infografista e dono do Estúdio Maná). A mediação será feita por Alexandre Lucas, editor executivo de arte da Revista Época.

Workshops: 28 e 29 de novembro
O INFOLIDE 2013 também realizará workshops, em 28 e 29 de novembro. Já estão confirmados: Renata Steffen | “Pensamento Visual: Edição de conteúdo”; Marina Chaccur | “Desenhando Palavras, Oficina de Lettering Manual”, Rodrigo Maroja | “Projeto Gráfico” e Sergio Peçanha | "Infografia, NYT e você: trabalho em grupo". Mariana Santos | Animação de histórias jornalísticas. Não diga que não sabe desenhar, todos podem fazer uma animação!

> Inscrições aqui