20 de outubro de 2012

Jaime Serra: arte pode ser infografia?



Jaime Serra (@ja_serra) é considerado "O infografista mais influente do mundo dos últimos 20 anos". Definitivamente o espanhol tem algo para nos ensinar. E foi isso que fez no Infolide2012.
Serra se autodenomina jornalista, colunista e artista multidisciplinar. Infografista também, mas um ser humano com um blog - e uma foto com um cigarro no perfil do twitter. É redator-chefe adjunto no La Vanguardia e publica semanalmente uma coluna utilizando“métodos de linguagem científica de infografia”. Pareceu estranho?
Ele utiliza infografia, mas também outras técnicas que aprendeu nos últimos 25 anos de atividade jornalística - até texto escrito!
Seus temas variam, mas falam principalmente da vida cotidiana: relacionamentos amorosos, com "Thank You For Your Love", de Antony and the Johnson como tema de fundo; uma mulher divida entre seus dois amores; a relação de um homem e seu cigarro. Mas os temas vão além da esfera pessoal. Uma de suas colunas fala sobre a mutilação genital feminina em diversos países do mundo. 
Confira parte desse trabalho aqui: http://pt.scribd.com/doc/88304764/Una-paradoja-dominical

Jaime faz tudo. "Tenho total liberdade para apresentar o que quero e do jeito que quero". Infografia, vídeos, textos e o que mais for utilizado na coluna é de sua autoria.  
Sua palestra englobou muito do que vimos nesse sábado de congressos do Infolide2012. O designer-jornalista convergente e a infografia que gera conteúdo e pauta a redação.